home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Solutions
Solutions sources
Topics A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
  Species
 

Ativos biológicos são potenciais produtos ao mercado de insumos - Estudos são apresentados a Secretaria de Negócios da Embrapa como alternativas sustentáveis para agricultura


Brazil
June 16, 2014

Foto: Paulo Lanzetta

Discutir estratégias para linha de novos insumos de ativos de base ecológica foi o foco da reunião realizada entre a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, e a Secretaria de Negócios da Embrapa (SNE), de Brasília/DF. O grupo de trabalho formado pelo representante da SNE, Raul Rosinha, da pesquisadora Rose Moneratt, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da presidente do Portfólio de Controle Biológico, Sibelle Silva, conheceram os trabalhos na área e identificaram formas para que os ativos gerados pela Unidade de pesquisas possam chegar ao mercado, por meio de parcerias.

"Nossa intenção não é tratar somente os aspectos de negócios, mas os aspectos relacionados também à propriedade intelectual e ao acesso aos recursos genéticos", disse Raul Rosinha. Para ele, a Unidade de pesquisas, embora tenha parcerias avançadas para o lançamento de produtos ao mercado, ainda são necessárias adequações às propostas de outros produtos. "Há uma grande concorrência entre produtos químicos e biológicos, vai demandar uma estrutura completa para negócios, pois a Empresa compete com parceiros de maior relevância no mercado. E o grande desafio é, depois de lançado o produto, a necessidade de mantê-lo no mercado", analisou.
 

Foto: Paulo Lanzetta

Para o Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento, Jair Nachtigal, a reunião contribuiu para esclarecer e verificar os procedimentos realizados pelos Setores de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPTI), do Setor de Prospecção e Avaliação das Tecnologias (SPAT) e também do Setor de Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual (SGIPI) quanto ao encaminhamento de protocolos para lançamento de produtos. "Discutimos o quanto cada produto é de interesse da sociedade", comentou Jair.

No início da manhã, a reunião contou com uma abertura do Chefe-geral, Clenio Pillon, e após a apresentação de duas palestras: Estrategias de negócios da Embrapa para TTPS, por Raul Rosinha e Experiências da Embrapa com o desenvolvimento de produtos biológicos, por Rose Moneratt. Durante todo o dia, foram mostradas sete propostas da Unidade de pesquisas: microorganismos por Maria Laura Mattos, Cesar Bauer Gomes e Glaucia Nachtigal; artropódes, por Dori Nava; agrominerais, por Rosane Martinazzo e Carlos Augusto Silveira; e óleos essenciais, por Gustavo Schiedeck.

Propostas de novos insumos

Na área de microorganismos, a pesquisadora Maria Laura Mattos mostrou os trabalhos estabelecidos há 15 anos, o qual deu origem ao acervo de bactérias e fungos biodegradadores e biorremediadores de agrotóxicos (herbicidas e inseticidas) aplicados em lavouras de arroz irrigado por inundação. Através desse trabalho, foi possível a partir de 2005, o Laboratório de Microbiologia Agrícola e Ambiental (LMAA), envolver-se com a linha de pesquisa sobre fixação biológica de nitrogênio (FBN), inserindo no acervo, bactérias diazotróficas envolvidas na Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) e promotoras de crescimento de arroz, azevém e soja cultivada em terras baixas.
 

Foto: Paulo Lanzetta

Segundo a pesquisadora, esta ação está em processo de ensaios em casa de vegetação e à campo. "Temos 99 bactérias endofíticas diazotróficas no acervo e os resultados indicam uma redução de 25% a 30% de Nitrogênio aplicado. Há um contrato de parceria técnica com a Total Biotecnologia com atividades avançadas", explicou.

O pesquisador Cesar Bauer Gomes, divulgou informações sobre a prospecção de insumos eficientes (resíduos, formulados e agentes de biocontrole) com potencial de uso no manejo de nematoides fitoparasitas e de doenças em hortaliças, fruteiras e algumas espécies anuais de importância para a região de clima temperado. "Estamos avaliando o potencial de rizobactérias como biocontroladoras do nematoide das galhas e promotoras de crescimento de plantas, numa parceria entre a Embrapa e a Petrobras", contou. Segundo ele, a avaliação feita da microbiolização de sementes de arroz irrigado com a BR IRGA 410 , por exemplo, os isolados bacterianos promoveram incremento de mais de 60% na produção de grãos. Já, com as sementes de arroz irrigado Querência, os isolados bacterianos promoveram incremento de mais de 40% na produção de grãos. "Aplicamos a avaliação também em rizobacterias selecionadas sobre outras culturas como a mamona, figueira, morango, azevém, pimenta e tomates", lembrou. Cesar conduz testes para verificar o potencial de utilização de resíduos no manejo de fitonematoides e um formulado a base de água de xisto no manejo da requeima e da pinta preta em batata e tomate, também em parceria com a Petrobras.

A terceira apresentação sobre esta área foi da pesquisadora Glaucia Nachtigal, a qual mostrou estudos para área convencional através de tecnologias desenvolvidas para o controle de plantas invasoras com resistência múltipla aos herbicidas químicos sintéticos; para áreas de agricultura ecológica, tecnologias desenvolvidas para controle de plantas invasoras de difícil controle; e a formação de uma coleção de Microrganismos de Interesse ao Controle Biológico de Pragas. "Com esta Coleção é possível desenvolvermos bioprodutos destinados ao manejo de espécies-alvo e de insumos de múltiplos propósitos, além da Conservação e valoração de ACBs nativos ou exóticos", falou. A Unidade de pesquisas realiza paralelamente o desenvolvimento de bioherbicidas.
 

Foto: Paulo Lanzetta

Na área de artropódes - estudo dos animais invertebrados com patas articuladas - o pesquisador Dori Edson Nava repassou as informações sobre o estágio em que se encontra o projeto de pesquisa Bioecologia e controle biológico de insetos-praga na fruticultura de clima temperado, onde a Unidade de pesquisas tem se dedicado à criação de parasitoides nativos para o controle de moscas-das-frutas, onde há um conjunto de informações relacionadas as técnicas de produção massal, métodos de liberação e eficiência de parasitismo, de pelo menos um parasitoide nativo de moscas-das-frutas. O trabalho é feito em conjunto com a Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves/RS, e da UFPel.

Na área de agrominerais, os pesquisadores Carlos Augusto Silveira e Rosane Martinazzo falaram sobre as prospecções de fontes alternativas com agrominerais; como é feita a caracterização química, petrográfica e mineralógica do produtos; a adequação da natureza física, os testes realizados em colunas de lixiviação: tipo de matriz fertilizante x dose x tipo de solo; o desenvolvimento de produtos: a mistura de diferentes matérias-primas (matrizes fertilizantes - pó) e a compostagem de resíduos orgânicos com agrominerais (zeolitas); e ainda, a apresentação de como tem sido os resultados dos testes agronômicos em condições controladas e em condições de campo com a inserção nos diferentes sistemas de produção. "Estes produtos estão encaminhados ao patenteamento e encontram-se em processo de licenciamento ambiental e registro no Ministério", esclareceu Carlos Augusto.

Na área de óleos essenciais, o pesquisador Gustavo Schiedeck deu um panorama sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos com extratos, infusões e tintura de plantas bioativas. "Estamos avaliando o uso de infusão de Tagetes minuta no manejo ecológico de afídeos em hortaliças, assim como, estamos adaptando um Extrator doméstico de Óleos Essenciais para o sistema de recolhimento de óleo essencial baseado na experiência do extrator utilizado por um Grupo de Mulheres da Colônia Municipal", falou.

Há outros estudos na área de Vermirreatores e Vermicompostos, onde estão sendo trabalhados sistemas de produção de Húmus Líquido e vermicompostagem.

 



More solutions from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: June 23, 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved