home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Events
Index of organizers
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
Featured events
<< 2026 >>
Jan Feb Mar
Apr May Jun
Jul Aug Sep
Oct Nov Dec
  Topics
  Species
 
Submit an event of interest to seed professionals
 

Cuidados na pós-colheita minimizam desperdício de hortaliças


Brazil
June 14, 2013

Investir em tecnologia de produção é sempre primordial para garantir a competitividade do agronegócio de qualquer plantio, inclusive de hortaliças. Contudo, muitas vezes o zelo que o agricultor tem antes e durante o plantio não se repete depois que o produto já foi colhido e, com isso, tem-se uma grande perda pós-colheita, que prejudica os lucros do produtor e contribui para o desperdício de alimentos.

Este ano, por sinal, a preocupação com os altos índices de alimentos desperdiçados foi tema da campanha do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 05: “Pensar, comer e conservar. Diga não ao desperdício”! Na Embrapa Hortaliças, a pesquisadora Milza Moreira desenvolve um projeto de pesquisa e transferência de tecnologia que visa justamente conscientizar os técnicos e agricultores sobre os cuidados na pós-colheita para, assim, minimizar o desperdício de hortaliças.

O estudo tem o objetivo de transferir para agricultores e varejistas conhecimentos e tecnologias relacionados à redução das perdas na pós-colheita de hortaliças, sempre com o cuidado de manter a qualidade do produto. “O volume de perda de alimentos é muito grande no mundo inteiro, tanto em países pobres quanto em países ricos”, salienta Milza. Produzir alimentos é uma atividade que, se mal manejada, degrada muito o meio ambiente, visto que insumos como terra e água – itens cada vez mais escassos no planeta - são explorados nem sempre com consciência pelos agricultores. Sem falar que toda comida que vai parar no lixo acaba por deteriorar o meio ambiente, já que produz metano – gás de efeito estufa.

“Uma maneira de se ter mais alimentos sem aumentar a produção é evitar as perdas. Quanto menor o desperdício de alimentos, menor a pressão para se produzir mais. Se eu consumo dez e desperdiço cinco, é preciso produzir quinze. Se eu preciso de dez e perco somente um, vou ter que produzir apenas onze”, exemplifica a pesquisadora.

Nenhuma fase da cadeia produtiva de alimentos está livre do desperdício, que ocorre desde a propriedade rural, passa pelo mercado atacadista/varejista e vai até a casa do consumidor. Para ajudar o meio ambiente, além de plantar árvores, não usar sacolinha plástica e usar transporte público, é preciso também reduzir o desperdício de comida dentro de sua própria casa. De acordo com Milza, a melhor maneira de fazer isso é planejar as compras e adquirir somente os produtos necessários para uma semana. “Você pode também aprender diferentes maneiras de preparar o mesmo alimento”, pontua.

Ela ainda orienta a não descartar uma cenoura ou batata porque estão tortas, uma vez que isso são características puramente estéticas. Os produtos não precisam ter uma aparência perfeita porque pequenas imperfeições não comprometem o valor nutritivo do alimento. “Comida é uma coisa muito séria para ser jogada fora”, acrescenta.

Outras dicas sobre o assunto podem ser encontradas no site Hortaliças na Web. “Reduzir o desperdício de alimento em casa, do ponto de vista ambiental, é tão importante quanto andar de bicicleta e não usar sacolinha plástica”, conclui.



More solutions from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: June 15, 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2026 SeedQuest - All rights reserved