home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

 

 

 

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea, desenvolvida pela Epagri para cultivo orgânico


Brazil
December 19, 2019
 

Alface Litorânea foi desenvolvidas para cultivo orgânico, mas serve para produção convencional
 

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) para cultivo orgânico. As sementes da hortaliça foram multiplicadas e serão distribuídas pela Isla Sementes empresa campeã da chamada pública realizada pela Epagri no primeiro semestre de 2019. Os interessados em cultivar a alface Litorânea podem comprar as sementes em casas agropecuárias ou no site da empresa: www.islasementes.com.br

O cultivar é resultante de um extenso trabalho de seleção de plantas de alface, realizado dentro do sistema orgânico de cultivo, iniciado em 2008. O objetivo foi obter plantas mais produtivas, pendoamento tardio e menor suscetibilidade às doenças foliares, conforme explica Rafael Morales, pesquisador em Olericultura da EPAGRI, que liderou o projeto de desenvolvimento da hortaliça. 

“Como resultado dessa pesquisa foi obtido um cultivar muito promissor, selecionado para o sistema orgânico, mas que serve para o produtor de alface convencional igualmente”, ressalta Morales.

A produção do cultivar geralmente apresenta crescimento semiereto, peso médio de cabeça de 300g no momento da colheita, diâmetro de cabeça de 40cm e número médio de 44 folhas por planta. Seu ciclo tem em torno de 50 dias no verão e 60 no inverno.

“Ao visitar lavouras de alface litorânea e ver a satisfação do agricultor com o aumento de produtividade, confirmo as expectativas iniciais e vislumbro um futuro muito promissor para a Alface Litorânea. Fico seguro em saber que o produtor estará levando para casa um cultivar que não deixa a desejar em nada quando comparado com outros cultivares disponíveis no mercado”, finaliza o pesquisador. 

 



More news from: EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina


Website: http://www.epagri.sc.gov.br/

Published: December 20, 2019

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved