home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

 

 

 

Alface é tema de debates


Brazil
June 30, 2011

A cultura da alface foi o tema de uma reunião técnica promovida pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), nos dias 8 e 27 de junho. O encontro, que contou com a presença de pesquisadores, técnicos da extensão rural e produtores, faz parte de um ciclo de debates que tem discutido durante o ano a situação da pesquisa e do mercado de diversas hortaliças.

Problemas na produção e na comercialização foram os principais temas debatidos na reunião. Segundo o professor Fernando César Sala, da Universidade Federal de São Carlos, a alface é a hortaliça folhosa mais consumida no mundo. No Brasil, ela também ocupa um lugar de destaque, sendo um dos principais mercados de sementes no segmento, movimentando cerca de R$ 27 milhões anualmente.

O professor destacou que o Brasil possui demandas diferentes do mercado mundial. No País, destacou, o principal desafio da pesquisa é a tropicalização da cultura. “A pesquisa internacional possui foco diferente da brasileira. Na área de melhoramento, não há competição internacional”, informou.

Conforme Fernando Sala, o desafio é o cultivo no verão, quando as chuvas provocam perdas e a temperatura elevada causa o pendoamento precoce das plantas. “Existe uma demanda do mercado por variedades tropicalizadas, por recomendações de cultivo para as diferentes regiões do Brasil e por tecnologias de produção de sementes”, disse.

Além das chuvas e da temperatura, a umidade, a baixa luminosidade e algumas doenças também são fatores limitantes da cultura, conforme afirmou o agrônomo Romério de Andrade, da Emater-DF.

Entre as doenças de maior impacto para a cultura, os especialistas destacaram a podridão de Pythium, um oomiceto (organismo similar a um fungo) que ataca principalmente as raízes, causando perdas, sobretudo no verão e em sistemas hidropônicos. Outras doenças apontadas durante a reunião foram o vira-cabeça, causado por vírus do gênero Tospovírus e o mosaico, provocado pelo Lettuce mosaic virus (LMV). Além deles o míldio, um fungo que ataca as plantas de alface e é favorecido pelo frio e pela alta umidade, e o nematóide das galhas foram apontados como outros graves problemas da cultura.

Em termos de mercado, o principal gargalo apontado por Fernando Sala foi o sistema de comercialização, considerado por ele ultrapassado e responsável por grande parte das perdas na cultura. “O transporte da produção ainda é feito em caixas de madeira (caixa K) e não existe uma cadeia do frio”, afirmou, referindo-se ao sistema que mantém baixas temperaturas em todas as etapas após a colheita e garante melhor qualidade ao produto.

Durante a reunião também foi abordada a situação da alface para processamento, um segmento que tem crescido e apresenta exigências de mercado muito grandes. Quem falou sobre o tema foi o pesquisador Jony Eishi Yuri, da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE). De acordo com ele, o sistema de produção atualmente utilizado no setor, com plasticultura, fertirrigação e sementes importadas, gera um alto custo de produção.

Projeto
Em 2011, a Embrapa Hortaliças iniciou um programa de melhoramento de alface que atende parte das demandas do setor. De acordo com o pesquisador Fábio Suinaga, que coordena o projeto, as atividades de pesquisa vão buscar desenvolver novos materiais de alface crespa e americana, segmentos predominantes no mercado, com 65% e 20% das vendas, respectivamente.

Entre os desafios da pesquisa está a tropicalização da cultura. Tolerância a altas temperaturas e adaptação de cultivares a ambientes menos favoráveis, com maior eficiência no uso da água são algumas das metas dos estudos, conforme explica Fábio Suinaga. O projeto também prevê a avaliação das cultivares do mercado em sistema orgânico de produção. Com isso, a pesquisa poderá dar respostas ao setor com relação ao manejo da cultura, outra solicitação levantada durante a reunião.

 

 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: June 30, 2011

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved