home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Solutions
Solutions sources
Topics A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
  Species
 

Dia de campo promove sistema de plantio direto no tomateiro


Brazil
August 27, 2013

O Distrito Federal e o Estado de Goiás são regiões muito tradicionais no cultivo de tomate. Quando se trata de tomate para processamento industrial, a grande maioria dos agricultores já utiliza o Sistema de Plantio Direto (SPD), seja para reduzir custos, diminuir a capina ou evitar erosões.

Contudo, essa prática também pode ser muito benéfica para produtores de tomate de mesa e, por isso, a Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) organizou um dia de campo, no último dia 13, para promover o SPD no tomateiro para extensionistas e produtores dessas localidades.

“Tradicionalmente, o plantio de tomate conta com aração, gradagem, mecanização intensa e muita adubação e pulverização. Por isso, pretendemos promover um conjunto de boas práticas agrícolas como plantio direto na palhada, irrigação localizada via gotejamento, condução vertical - que permite um melhor arejamento da lavoura, e fertirrigação”, enumera o pesquisador Nuno Madeira.

O SPD no cultivo do tomate apresenta diversas vantagens, tais como: maior eficiência no uso da água, redução na mecanização, conservação das características físicas, químicas e biológicas do solo, minimização da erosão e redução de custos. Mas, além do plantio direto, o público do evento também pôde conhecer o Sistema de Produção de Tomate de Mesa Ecologicamente Cultivado, ou Tomatec.

O grande diferencial desse sistema é que ele prevê o ensacolamento dos frutos, o que assegura tomates livres de resíduos de agrotóxicos e com maior produtividade. “Assim como se faz com a goiaba, o tomate fica protegido e não há necessidade de lavagem para remoção de resíduos de produtos, ou mesmo de poeira, após a colheita”, assinala Madeira que ainda acrescenta que a prática agrega valor tanto para produção convencional quanto para orgânica.

No geral, os participantes mostraram-se interessados e devem apostar nessas novas práticas para produção de tomate de mesa. “Eu nunca utilizei o sistema de plantio direto e tenho ideia de fazer um teste na minha área para ver qual será a resposta. Tudo que prega respeito ao meio ambiente é válido”, afirma Paulo José da Silva, produtor de tomate orgânico do Paranoá/DF.


 



More solutions from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: August 27, 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved