home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Solutions
Solutions sources
Topics A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
  Species
 

Inoculante Biagro NG: aplicação e uso no processo de fixação biológica do Nitrogênio


Brazil
July 22, 2013

Source: EMBRAPA

Nota Técnica

A Embrapa Soja e a empresa Biagro do Brasil, por meio de um contrato de cooperação técnica e financeira, desenvolveram o inoculante líquido BIAGRONG para pré-inoculação da soja. Esta tecnologia atende à demanda dos sojicultores que buscam praticidade de receber em suas propriedades as sementes previamente inoculadas.

O BIAGRONG está registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e possui características especiais que permitem pré-inocular as sementes de soja até 15 dias antes da semeadura desde que na ausência de produtos químicos no tratamento de semente. O novo inoculante possui uma formulação especial, com protetor natural de bactérias de alta compatibilidade, que proporciona maior flexibilidade ao produtor, pois permite preparar a operação de plantio com maior antecedência do que os produtos atualmente disponíveis no mercado.

Contudo, a Embrapa esclarece que o produto BIAGRONG não tem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para tratamento antecipado do inoculante com produtos químicos usados no tratamento de sementes, a não ser no prazo regular para qualquer produto para tratamento de sementes, ou seja, até 24 h.

A Embrapa Soja está empenhada em desenvolver protetores celulares que permitam aumentar a sobrevivência das bactérias inoculadas nas sementes na presença de agrotóxicos. Atualmente, os inoculantes de boa qualidade já não têm contaminantes, a concentração de células aumentou, em média, 100 vezes, protetores de bactérias e aderentes foram adicionados às formulações dos inoculantes, o que tem aumentado a sobrevivência e proteção das bactérias.

Estudos conduzidos por nossos pesquisadores indicam que pode ser possível o contato das células do inoculante com produtos químicos empregados no tratamento de semente por alguns dias, sem que haja queda significativa na recuperação das células inoculadas. Entretanto, mais do que testes laboratoriais de recuperação de células viáveis, a Embrapa defende que a recomendação dessa tecnologia conjunta deva ser feita somente após testes de eficiência agronômica a campo e mediante concessão de registro do inoculante pelo Mapa.

O processo de fixação biológica do nitrogênio na cultura da soja é uma prática altamente sustentável do ponto de vista ambiental e econômico. As bactérias do gênero Bradyrhizobium prestam um importante serviço ambiental, pois fixam o nitrogênio da atmosfera, disponibilizando o mesmo para as plantas e assim dispensando a aplicação de fertilizantes nitrogenados na soja. O uso da fixação biológica do nitrogênio faz do Brasil um exemplo para o mundo na adoção de agricultura de baixa emissão de carbono.



More solutions from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: July 22, 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved