Back to News

Seminis Brasil - Eficiência do Porta-enxerto Shincheonggang é comprovada em Caçador – SC


Brasil
30 de maio de 2020

Em artigo científico, “Desempenho de porta-enxertos de tomate Green Power e Shincheonggang em área contaminada por Ralstonia solanacearum” (Performance of Green Power and Shincheonggang tomato rootstocks in Ralstonia solanacearum contaminated area) publicado pela revista Plant Pathology & Quarentine, vemos mais uma vez a excelente performance do porta-enxerto da Seminis, Shincheonggang. Quando se trata da murcha vascular bacteriana causada pela bactéria Ralstonia solanacearum, doença muito prejudicial no cultivo de tomates.

O Porta-enxerto Shincheonggang foi colocado em teste, medindo sua produtividade e as incidências da doença em uma área altamente infestada pela R. solanacearum e provou-se mais uma vez ser uma ótima opção, podendo prover ótimos resultados e uma excelente alternativa no combate à doença, sendo importante para produtores de tomate que lidam diariamente com o problema.

Consulte artigo completo para mais informações: https://plantpathologyquarantine.org/pdf/PPQ_10_1_4.pdf
 

Porta-enxerto Shincheonggang e seu desempenho em relação a Ralstonia Solanacearum

A Ralstonia solanacearum é uma bactéria que pode aparecer em qualquer estágio do desenvolvimento da planta, principalmente no primeiro cacho. Dando ênfase aos tomates, o sintoma mais típico é a murcha-bacteriana causada nas plantas. A doença se prolifera em regiões tropicais e subtropicais, tendo impacto na produtividade e em implicações epidemiológicas, gerando consequências econômicas devastadoras em campos comerciais de cultivo do tomate.

O porta-enxerto Shincheonggang está no mercado como uma ótima alternativa no combate desta grave doença, mostrando eficiência e ótimos resultados, sendo ideal para cultivo em ambiente protegido e campo aberto. No artigo destacado, pode-se observar a diferença entre a utilização do porta-enxerto Shincheonggang quando comparado com plantas sem enxertia. É visivelmente notável que a utilização do porta-enxerto aumenta a eficiência e a segurança do cultivo.

Shincheonggang é um porta-enxerto exclusivo da Seminis, indicado para condições de cultivo que exijam o manejo integrado da Murcha-bacteriana e da Murcha-de-Fusarium. A idade ideal para enxertia é de 18 a 30 dias após semeadura, dependendo da técnica adotada e condições climáticas. Outra excelente característica é que ele proporciona melhor manejo fitossanitário das doenças de solo, adotando uma maior segurança quando feito dentro de um programa de manejo integrado, possibilitando o cultivo de tomates dentro dos padrões comerciais, aumentando a lucratividade do produtor.

A eficiência do Porta-enxerto Shincheonggang em números
 

porta-enxerto Shincheonggang, da Seminis


Para melhor entender a real dimensão da eficácia do porta-enxerto Shincheonggang nos testes realizados para conclusão do artigo, devemos analisar os números obtidos, e para isso deve-se compreender a  classificação adotada para os tamanhos em gramas do tomate Compack, sendo  “A extra” para frutos  que apresentaram peso que variam entre 100-150 gramas e “AA extra” para frutos com peso superior a 150 gramas.

As plantas com o porta-enxerto Shincheonggang foram capazes de produzir 29.522 frutos classificados como “A extra”, e 68.524 frutos “AA extra” por hectare.

Vale ressaltar que em toneladas de frutos por hectare, o Shincheonggang produziu em média 8.160,00% de “A extras” a mais que as sem porta-enxertos e 13,73 toneladas de frutos “AA extras” por hectare.

Deste modo, podemos concluir que o porta-enxerto Shincheonggang teve um desempenho incrível e surpreendente, podendo ser considerado o melhor do mercado. Devemos destacar que sua utilização é extremamente recomendável para controlar um programa de gerenciamento de R. Solanacearum, sendo um produto que fornece segurança e estabilidade para o cultivo de tomates no campo.

Como foi feito o experimento?

O experimento foi realizado em uma área altamente contaminada por R. Solanacearum, em Caçador – SC. O transplante ocorreu em 22 de outubro de 2018 e 6 de dezembro de 2018, respectivamente. Após os transplantes, as demais plantas foram mantidas em casa de vegetação em condições de alta humidade. As plantas foram observadas semanalmente para determinar a aparência da primeira planta murcha.

Para conhecer mais informações sobre o Porta-Enxerto Shincheonggang e seus benefícios, acesse: https://www.seminis.com.br/Produtos/shincheonggang/425

 



More news from: Bayer Vegetable Seeds


Published: June 3, 2020